Caravaggio em Exposição no Brasil

Seis Caravaggios estão em exposição no Brasil. A mostra, que teve inicío ontem na Casa Fiat em Belo Horizonte / MG, deve chegar a São Paulo em julho. O italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610) revolucionou a técnica da pintura realista e foi precurssor da arte barroca. Sua presença é um marco das comemorações do Ano da Itália no Brasil. 

São Jerônimo que escreve, óleo sobre tela. Caravaggio / Foto: Divulgação

Ao todo, R$ 5,5 milhões de incentivos fiscais e da própria Fiat foram investidos para montagem da exposição. Em São Paulo, a coletânea acontece no Masp e será aberta ao público de 26 de julho a 30 de setembro.
A mostra trabalha a difícil questão da autoria nas obras antigas e conta ainda com pinturas de 14 pintores considerados "caravaggescos". Os destaques da mostra são os quadro "São Jerônimo Que Escreve" (1605-1606) e "São Francisco em Meditação" (1606), cuja autoria é incontestada. A 'Medusa Murtola', pertencente a colecionador privado, e 'Retrato do Cardeal Benedetto Giustiniani', por outro lado são descobertas recentes e foram reconhecidas, respectivamente, em 2011 e em 2010.
As outras duas obras - um exemplar de "São Francisco em Meditação" e o quadro "São Januário" - têm autoria controversa. A curadoria é de Fábio Magalhães (Brasil) e Rossella Vodret (Itália). A exposição fica em Belo Horizonte até 15 de julho.

Comentários

Postagens mais visitadas