Talento da região esteve entre os destaque da SP-Arte

Renan Araujo, artista e curador de Ribeirão Preto, tem 24 anos e uma carreira que acumula um sucesso atrás do outro no mercado das artes. Nascido em Santa Rita do Passa Quatro e formado pela Unaerp, foi vencedor em 2010 do programa Novos Curadores e, este ano, um dos quatro selecionados para o laboratório curatorial da SP-Arte, que lhe rendeu a mostra "Avante" montada com obras de renome internacional no Pavilhão da Bienal.  

Artista e curador assistente da Galeria Marcelo Guarnieri, em Ribeirão, foi selecionado para salões importantes, como o 31° Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo (SARP). Em maio deste ano, esteve ainda no México para participar do programa Residências Artísticas por Intercâmbio (RAT) e acaba de realizar o projeto "Técnicas de Desaparecimento", uma curadoria utópica que se estrutura dentro de outras lógicas expositivas e para qual viajou também à Guantánamo (em Cuba) (veja mais aqui)

Na SP-Arte, teve orientação do renomado Adriano Pedrosa e contou com expografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.

Detalhe de obra inclusa na exposição "Avante", que teve curadoria de Renan na SP-Arte:
 "Les Aseguro que Si Ellos se Callan, Gritarán las Piedras",
de Sandra Gamarra. (Óleo sobre tela, 49x70 cm, canvas, 2011, Galeria Leme)

Os curadores do projeto tiveram como premissa inicial trabalhar com o acervo das galerias integrantes da SP-Arte, mas Renan procurou ir além para compor sua mostra. "Não usei apenas artistas de galerias participantes da feira, pelo contráro, havia artistas que não tinham galerias participantes, artistas sem galeria e artefatos que não são da ordem da arte, como as contas de um traficante", afirmou o curador.


Renan selecionou obras que trouxessem a problemática de um "futuro duvidoso", repleto de utopias e ações "quase sempre falidas", nas palavras de apresentação do próprio curador - entre os artistas escolhidos estão nomes de peso como Sandra Gamarra e Milton Machado.

Além da participação no projeto com montagem de exposição a partir de cada conceito, Renan e os outros selecionados foram premiados com uma viagem à Alemanha para conhecer a Documenta 13, exposição de impacto mundial que acontece a cada cinco anos. "A Documenta é a principal [mostra] do calendário de arte, junto com a Bienal de Veneza, a Bienal de São Paulo e a Manifesta, na Bélgica", disse o artista, que depois da Documenta pretende aproveitar a viagem para ver a Manifesta. 

Os demais premiados foram Marta Mestre, com "Se Tudo é Humano, Tudo é Perigoso" ("If All is HUman, All is Dangerous"), Kamilla Nunes, "Sumidouro" ("Sinkhole"), e Bernardo Mosqueira, "Trepa, Trepa no Campo Expandido ("Hokey Pokey in the Expanded Field").  

SP-Arte e os laboratórios curatoriais:  www.sp-arte.com ou adquira o catálogo "SP Arte 2012" (212 págs., R$ 30,00, disponível no site)



Comentários

Postagens mais visitadas