Arte Contemporânea: 10 tipos de obras de arte com materiais inusitados

A arte contemporânea é um desafio constante para museólogos e historiadores de arte não só pelos conceitos, mas também pela conservacão, pois muitas fogem das estruturas tradicionais. De posse da técnica clássica, os artistas mais ousados costumam explorar materiais pouco "convencionais" e que nem sempre podem ser transportados e mantidos em museus.

É o caso destes 10 trabalhos artísticos que fugiram da tinta, da tela e dos metais maleáveis, para criar imagens impressionantes com objetos do dia a dia. Uma arte provocativa, divertida e surpreendente.


1) PREGOS: O artista plástico britânico Marcus Levine é adepto do pontilhismo. Contudo, suas imagens ganham ares de escultura pois cada obra é composta por milhares de pregos martelados em paineis de madeira um a um. Todo desenho é feito à mão livre, sem esboço ou rastreamento por placas. Admirado? Descubra outras obras no site de Levine (clique aqui).





2) MADEIRA REALISTA: Gente suja de tinta? Nada disso. O escultor italiano Bruno Walpoth dá forma a esculturas ultrarrealistas feitas com madeira e só. É de cair o queixo. Mais esculturas no site de Walpoth.  




3) FULIGEM: Se você já queimou a parte debaixo de um prato com uma vela para pregar uma peça em um amigo, sabe o quanto a fuligem funciona bem como tinta. Mas o francês Steven Spazuk vai bem mais além da famosa pintura de rosto feita com os dedos. O artista cria retratos extremamente detalhados em preto e branco com a fuligem e também figurativizações etéreas que dão a impressão de serem complexos desenhos feitos com fumaça. Confira mais no site de Spazuk.





4) LÁPIS DE COR: Não, não é um desenho feito com riscos de lápis colorido. São esculturas feitas com os próprios lápis de cor. A ideia é do colombiano Federico Uribe, um artista especializado em utilizar o mundo como ferramenta para criar obras detalhadas. No site de Uribe você confere estas e outras esculturas inusitadas feitas com rolhas, pedaços quebrados de madeira, retalhos de couro, dominós, parafusos, entre outros objetos.






5) COMIDA: Açúcar queimado, doce de leite, geleia, chocolate... as séries de retratos realistas de Vik Muniz não durou muito, mas sobrevive na fotografia e no espanto causado pelo talento do artista, que também já se arriscou a retratar famosos e obras de arte clássica com diamantes, confetes e toda sorte de elemento como é possível ver na galeria online de Vik.







6) FOLHAS E GALHOS: Utilizar a natureza como matéria-prima é o talento de Jenni Tieaho, Jaajjo Pernu e Patrick Dougherty. Suas instalações urbanas são feitas ocm folhas, troncos, galhos e o que estiver disponível na própria paisagem, criando uma harmonia incrível com a paisagem.






7) JORNAL: O coreano Lee Kyu-Hak reinterpreta clássicos da arte, mas no lugar das tintas e pinceis, trabalha com uma minuciosa seleção de pedaços de madeira forrados com jornal colorido e utilizdos em um detalhadíssimo mosaico. A galeria completa de Lee pode ser acessada aqui.



8) OVOS: Mas Oksana é uma artista ucraniana que faz mosaicos de obras de arte clássicas. Até aí, tudo bem. Mas o que surpreende a todos é a sua habilidade de fazer isso com... ovos pintados (os chamados fabergé)! O sucesso foi tanto que hoje é cria com ovos doados e ornamentados pelo povo ucraniano, que tem na modalidade uma antiga tradição de arte. Visite o site de Oksana e acompanhe o trabalho dela. 





9) FIO ÚNICO: O cingapuriano Chong Chan Hwee recria contrastes e volumes de pinturas famosas da história com um único fio de linha por obra (!). Quer ver como ele faz? Assista ao vídeo de Chong em ação aqui.





10) RECICLÁVEIS E LIXO: Se a sustentabilidade e o descarte de resíduos fazem parte da vida atual, não poderiam mesmo ficar de fora da arte contemporânea. Vários artistas têm recorrido a materiais que seriam descartados para compor. Para esta seleção, contudo, é reciso dar mais um epsaço a Vik Muniz, pois o brasileiro é sem dúvida um dos que mais repercurtiram a técnica com seus desenhos de grandes dimensões - nessa série o artista compôs rostos de trabalhadores de aterros e obras de arte clássicas. Mais em Vik Muniz.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas