7 curiosidades sobre arquitetos

Arquitetos são artistas. Dão forma às paisagens do mundo. Em homenagem a eles, separamos sete fatos curiosos que talvez você não soubesse ainda:

1) O pai da arquitetura clássica: Marcus Vitruvius Pollio, arquiteto e engenheiro romano, é autor do tratado europeu mas antigo sobre Arquitetura conhecido nos nossos tempos. Ele viveu no século I a. C. e nos deixou uma obra de 10 volumes chamada de "De Architectura". É ele o autor dos princípios "utilitas" (utilidade), "venustas" (beleza) e "firmitas" (solidez) que inauguram a Arquitetura Clássica e deram origem ao chamado "homem vitruviano".

Homem Vitruviano, de Leonardo Da Vinci

2) Engenheiro x Arquiteto: Os dois intereferem no espaço urbano. Quem faz arquitetura projeta e organiza espaços internos e externos seguindo critérios de estética, conforto e funcionalidade. Os formados em engenharia civil também projetam, mas estão mais ligados à execução das obras.



3) Quanto tempo leva para se tornar arquiteto? Para exercer a profissão no Brasil é preciso prestar vestibular e cursar a gradução de Arquitetura e Urbanismo, que tem duração de 5 anos.

4) História da Arte: Para ser arquiteto não basta ter conhecimento técnico. É preciso investir muito em bagagem cultural e o percurso da arte na história é matéria obrigatória para os arquitetos na graduação e ao longo da carreira. 


A Basílica de São Pedro com a praça elaborada pelo escultor Bernini são referências da Arquitetura

5) Evitando Picaretas: Todo arquiteto que exerce a profissão é registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), onde é possível conferir o registro de todos os associados - um jeito seguro de garantir que seu projeto está nas mãos de um profissional de verdade. 

 


6) 1001 Utilidades: Arquitetos não projetam apenas edificações. Sua formação permite que elaborem projetos de iluminação (como a da Torre Eiffel), identidade visual, desenho industrial, arquitetura de interiores (planejamento das condições de acústica, temperatura, iluminação, decoração e ventilação de ambientes), paisagismo (jardins e áreas verdes públicas), pesquisa em técnicas de edificação e restauro e urbanismo (planejamento de cidades inteiras!).

A capital francesa reúne alguns dos mais belos exemplos de iluminação arquitetada, como o Museu do Louvre (acima) e a Torre Eiffel.
7) Modernismo: O arquiteto mais conhecido do Brasil é Oscar Niemeyer, que morreu no último dia 6 de dezembro (mais aqui). Considerado um dos nomes mais infuentes da Arquitetura Moderna Internacional e pioneiro da técnica de construção com concreto armado, assinou cerca de 500 projetos pelo mundo e deixou 14 livros publicados. 
 
Vão do MASP, que teve seu auditório projetado por Niemeyer
 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas