Como surgiu a moldura?


Embora as molduras sejam hoje utilizadas das mais diversas formas na decoração, inclusive sozinhas, como acessórios independentes, não foi sempre assim. Por definição, uma moldura é uma proteção externa, um reforço envoltório para os mais diversos objetos.

O relevo é uma das primeiras formas de moldura que se conhece. No Egito, na Grécia e em outras civilizações da Antiguida, os escultores já  apresentavam um contorno esculpido delimitando o espaço de suas obras.

Ruínas de Persépolis, no Irã [Antiguidade Oriental]. Notem a escultura de padrões geométricos na borda superior das imagens humanas.  
Em Pompéia, II séc. a.C., os historiadores já identificavam representações arquitetônicas nas pinturas (os lares e pessoas eram representados dentro de espaços serparados por colunas e com chão, mas ainda em duas dimensões). Em 60 a.C., na mesma região, já havia imagens em perspectiva pintadas nas paredes (afrescos). É nesse momento que surgem as primeira ornamentações das obras que lembram as molduras modernas. São delimitações desenhadas junto da obra com padrões geométricos e arabescos dispostos em formato retangular no entorno da pintura.


fresco do triclinium da Villa dos Mistérios, em Pompeia, séc. I a.C. Fonte: http://umolharsobreaarte.blogs.sapo.pt/tag/antiguidade+clássica

Pouco antes do início da Era Cristã na Antiguidade, os moradores de Pompéia já adotavam algo que chamaríamos de "representações de quadros". Como as telas ainda não haviam sido criadas, todas as pinturas eram feitas sobre madeira ou diretamente nas paredes. O interessante é que nesse período as cenas ficam menores. Os paineis reduzidos usam um efeito ilusório que "esconde a parede",  dando o efeito de "quadros pendurados". 

 Fonte: http://umolharsobreaarte.blogs.sapo.pt/tag/antiguidade+clássica



Fonte: http://umolharsobreaarte.blogs.sapo.pt/tag/antiguidade+clássica

As primeiras molduras similares as da atualidade, entretanto, de que se tem registro teriam surgido para ornamentar altares em igrejas, ainda na Idade Média. Elaboradas como elementos arquitetônicos (ou seja, como parte direta das construções), eram feitas inicialmente de madeira, mármore e dos mais diversos metais. 

Madona com o menino rodeada de anjos, de Ceni di Peppi Cimabue, 1270.

Trecento. Gioto di Boldoni. Florença. Séc. XIV (Pré-Renascentista)

A produção de molduras logo tornou-se um ofício dentro da carpintaria, na qual artesãos entalhavam e pintavam à mão cada peça. As ornamentações na Europa tornaram-se rapidamente complexas e logo as peças passaram a ser cobertas até com folhas de ouro e prata. 

“Díptico de Wilton” [Feito entre 1396 e 1399].  57 x 22,5 cm. Inglaterra.Obra feita sobre dois paineis de carvalho com moldura folheada a ouro. Autor desconhecido.A imagem mostra o Rei Ricardo II ajoelhado diante da Virgem com o Menino Jesus. Imagem: Wikipedia. 

Com o surgimento das telas no século XIV, as molduras passaram também a proteger as obras de arte e criações do homem. 

Monalisa. Leonardo Da Vinci. [Feita entre 1503 e 1507].  77x53 cm. É um dos exemplos de pequenas telas que permitiram aos artistas sair do ateliê para pintar ao ar livre e que, para um melhor acabamento,
começariam a receber molduras.

Atualmente ainda existem molduras esculpidas e pintadas artesanalmente sob encomenda, mas grande parte é feita em larga escala pela indústria. Para o campo das artes, a madeira segue como matéria-prima preferida dos moldureiros (em especial a de pinus, resistente e ecologicamente correta), mas há peças feitas em plástico e metal. 
Moldura entalhada e pintada à mão por artista de Ribeirão Preto para Moldurarte Galeria.

Exemplo de moldura industrial ornamentada com efeito de marchetaria.

O Sul do Brasil é o principal produtor de molduras no país e a cidade de Braço do Norte, em Santa Catarina, é por decreto estadual desde 2000 a "Capital Latino-Americana da Moldura."O processo de produção da moldura vai do corte da árvore nas zonas de reflorestamento, passando por beneficiamento, secagem, usinagem (onde é dada a forma da moldura) e posteriormente o acabamento.  A finalização pode ser feita com gesso, pirogravura, pintura, laqueamento e infinitas outras opções.

Comentários

Postagens mais visitadas